27/02/2023

 



A ideologia já sabe a resposta antes que a pergunta seja feita.

-George Packer



A Arte da Guerra Política

Por Roberto Motta (veja mais em https://robertomotta.substack.com/)


A maioria dos liberais e conservadores enfrenta a mesma dificuldade quando entra na política: eles são, em sua maioria, trabalhadores, chefes de família, empreendedores, executivos, donas de casa e gestores, gente especializada em produzir, criar negócios, cuidar de gente, gerar empregos e resolver problemas, e não em participar de combates ideológicos ou de batalhas políticas – especialmente batalhas contra a esquerda.

“Eleições são decididas com base nas emoções, e não na razão”, diz David Horowitz, um ex-líder da Nova Esquerda americana na década de 60, convertido à causa conservadora, e autor de livros importantes. Entender isso é essencial para quem entra na política armado apenas com boas intenções, sem entendimento algum de como se desenrola a disputa pelo voto (que ainda é o único caminho para o poder em uma sociedade republicana e democrática).

Esse é o caso de muitos de nós.

Horowitz explica:

“Em uma campanha eleitoral, mostrar que você se importa com o eleitor é a questão central. A maior parte dos problemas políticos e de governo são complexos demais para o público. A consequência é que os eleitores não estão interessados nos detalhes das propostas, eles estão interessados nos candidatos. [...] os eleitores querem saber quem se importa com eles”.

Eleições sempre envolvem polarização, e dividem as pessoas em dois campos: nós e eles. Os políticos de esquerda são profissionais nessa prática, enquanto liberais e conservadores são, em geral, amadores, que ainda não entenderam que “apelos à razão são rapidamente soterrados pelo barulho terrível do campo de batalha eleitoral”, como diz Horowitz.

Trata-se de uma guerra.

Políticos liberais e conservadores, em geral, não conseguem responder aos ataques da esquerda porque costumam falar com os eleitores usando uma linguagem abstrata, indireta e sem emoção. Enquanto isso, diz Horowitz, “os apelos da esquerda são emocionais e baseados em inveja, ressentimento e medo”.

É uma guerra política, assimétrica e injusta, para a qual liberais e conservadores estão, em geral, despreparados. “Como se vence uma guerra quando o inimigo usa bazucas e o seu lado está lutando com palitinhos?”, pergunta Horowitz.

A ideia da política como um combate pelo poder ainda é um choque para muitos liberais e conservadores, que esperam que a atividade política se resuma a um debate civilizado, erudito e tranquilo sobre as questões realmente importantes.

Esses debates às vezes acontecem – mas a disputa pelo poder é decidida pelo voto popular, e a maioria das pessoas não tem tempo ou interesse em debates.

Elas formam a sua opinião a partir dos embates.

É para eles que precisamos nos preparar.


Trecho do capítulo A Arte da Guerra Política de David Horowitz, do livro Jogando Para Ganhar: Teoria e Prática da Guerra Política, de Roberto Motta, cuja segunda edição, totalmente revisada, será lançada em breve.

Recomendado: 

Visitar a página da Livraria do Roberto Motta e suas sugestões

https://livrariadorobertomotta.com.br/recomendacoes-do-roberto-motta?utm_source=substack&utm_medium=email


Seguir Roberto Motta nas redes sociais:

Assine o canal no YouTube: https://www.youtube.com/@RobertoMottaOficial

Siga no Twitter: https://twitter.com/rmotta2

Inscreva-se no canal no Telegram: https://t.me/RobertoMottaOficial

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/robertomottaoficial/

Assine a página no Facebook: https://www.facebook.com/becomesupporter/RobertoMottaPagina/


Nenhum comentário:

Postar um comentário