09/11/2018

Como sempre, o professor Stephen Kanitz é preciso em sua análise sobre o desastre da Adminitração Pública brasileira nos últimos governos (aqui link para o post original):





FHC, Lula e Bolsonaro

(Por Stephen Kanitz)





"A crise que estamos passando é na realidade a crise do fracasso da elite pensante brasileira de prover para o povo brasileiro.
Essa elite intelectual em vez de resolver problemas, agravou-os.
Embora Dilma fosse a gota d’água, o governo mais intelectual que tivemos foi o do FHC, início dessa lenta derrocada.
FHC colocou intelectuais desde o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Banco Central.
Maus administradores que são, temos hoje a volta de dezenas de doenças, sem produção de vacinas.
Temos um desastre na educação onde 68% são Ciências Sociais, áreas preferidas desses intelectuais.
Temos um Banco Central e Tesouro quebrados e insolventes. Como isso é possível, com as mentes mais brilhantes da época?
Não é à toa que FHC deu ensejo ao populismo de Lula, e esse sentimento de que nada funciona nesse país gerido por essa elite intelectual.
FHC gerou Lula e o populismo, descontentes com a estagnação econômica, e a mentira que o fim da inflação traria crescimento.
(Devido ao juro elevado determinado por Pedro Malan e Gustavo Franco que estavam “comprando” inflação baixa, endividaram e quebraram o Brasil.)
Lula, o populista, curiosamente foi por um caminho estranho. Em vez de uma política “o povo decide”, colocou outros intelectuais que só pioraram a situação.
Intelectuais como Aloizio Mercadante, Luciano Coutinho, Nelson Barbosa, Guido Mantega.
Criticar Bolsonaro por ser low brow, nada intelectual, é não entender seus eleitores, enganados que se sentem por essa elite intelectual, em minha opinião fake e prepotente.
Mesmo fenômeno elegeu Donald Trump, para o desespero dos intelectuais americanos.
O que a população quer é menos intelectuais gastando nossos impostos e atrapalhando nossas vidas.
Metade da população já deu um basta a esse intelectualismo, e quer menos impostos, menos serviços e mais armas para cuidarem da própria segurança, porque nossos intelectuais acham que bandidos são as vítimas da sociedade.
Posso entender o pânico dos nossos intelectuais, especialmente jornalistas, com o crescimento de Bolsonaro, mas o fato que precisam digerir é que foi justamente a incompetência flagrante dos nossos intelectuais que criou esse mito e esse desalento com o futuro da nação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário